A futura batalha Acima olho de Deus: Jon X Daenerys? Daenerys X Griff?
Uma coisa que percebi ao ler Fogo e Sangue é uma conexão e que pode ser um forshadow de uma futura batalha nos próximos livros envolvendo Daenerys!
O quê é o Olho de Deus?
"O Olho de Deus é um grande lago nas Terras Fluviais e marca sua fronteira sul. Harrenhal e sua vila, Vila de Harren, ficam sobre sua margem norte, enquanto uma vila sem nome, fica ao longo da margem sul. Em seu centro, existe uma ilha solitária, a Ilha das Caras, onde o Pacto entre os Filhos da Floresta e os Primeiros Homens fora criado. A água do lago é verde e morna. Entre seus afluentes, está o Regato Encrespado.
O Olho de Deus alimenta um rio que, por sua vez, alimenta o Torrente do Água Negra. A vila de Sarçabranca e seu castro encontram-se ao sul do lago e a leste do rio"
--Descrição de Wiki de Gelo e Fogo
Já aconteceram duas batalhas importantes acima desse imenso lago:
As Batalhas sob as águas do Olho de Deus
A primeira batalha entre Maegor I contra seu sobrinho, Aegon, o sem Coroa. Tudo isso aconteceu após Maegor Usurpar o trono de Aegon após a morte de seu pai Aerys I.
Infelizmente, Maegor derrotou seu sobrinho e se permaneceu no trono por mais alguns anos de caos. Aegon nunca teve chance com seu jovem Mercúrio contra o Terror Negro, Balerion.
Outra batalha aconteceria mais de 50 anos depois, perto do fim da Dança dos Dragões: A batalha entre o princípe Daemon Targaryen contra Aemond Targaryen.
Tal qual Maegor, Daemon venceu a batalha e matou seu sobrinho rival; porém, existem duas diferenças significativas aqui em comparação a batalha original: Era Aemond e não Daemon quem tinha o maior dragão e, mesmo finalizando seu sobrinho, o princípe trapaceiro acabou por morrer nas águas do lago.
Futuras Batalhas?
George Martin adora repetir eventos; as Crônicas são uma saga ciclica de eventos que se repetem de novo e de novo (não à toa muitas teorias famosas dos próximos livros são baseadas em eventos passados da saga se repetindo; como Red Wedding 2.0; a Nova Dança dos dragões (confirmadas por George); Um novo Grande Conselho; A sucessão do Norte sendo um paralelo ao futuro conto de Dunk e Egg no Norte, etc... Martin já até comentou disso na própria saga:
"— Você pode lê-lo aqui. É velho e frágil. — Estudou-a, franzindo a testa. — O Arquimeistre Rigney uma vez escreveu que a história é como uma roda, fundamental e imutável para a natureza do homem. O que aconteceu antes irá acontecer de novo, inevitavelmente, disse ele."
Podemos ver isso também em certos personagens que são paralelos: Rhaenyra e Cersei; Cersei e Aerys; Catelyn e Alicent; Jaime e Criston; possivelmente Sansa Stark e Jeyne Arryn; Daenerys e a imperatriz ametista; Euron e o imperador da Pedra de Sangue; Allaric Stark e Stannis Baratheon; Bran e Brandon, O Construtor; Jon e Jaime (principalmente se ambos matarem suas amadas); Lady Stoneheart e a irmandade da mata do Rei; Etc...
Dito isto, eu acho perfeitamente possível lermos uma futura guerra sob às águas do Olho de Deus em algum dos próximos 2 livros (no caso, o sétimo); a pergunta é: quem X quem?
Bom, considerando que ambas as batalhas eram com dragões, entre pessoas de Sangue Targaryen, e entre rios e sobrinhos, é bem provável que todas essas caracteristicas voltem a acontecer numa próxima.
Dany versus Griff?
Martin já confirmou que teremos uma nova Dança, mas não deu detalhes. Indo pelos rumos atuais da saga, tudo leva a crer em um futuro confronto entre Daenerys e o Jovem Griff (seja ele Targaryen ou não), que provavelmente tomará Porto Real no final do sexto livro e se casará com Arianne Martell.
Não temos como saber como se dará um confronto entre eles, mas parece inevitável: Tyrion provavelmente vai convencê-la (junto das profecias que a própria dany viu) de que ele é falso (existem indícios de Tyrion não acredita de fato de que Aegon é filho de Rhaegar, apenas finge); e Daenerys não irá permitir um usurpador em seu trono.
Daenerys estará uma personagem diferente no sexto e sétimo livro: ela abraçou o lado fogo e sangue de sua casa e não vai mais se conter; para mais detalhes sobre isso Leia este ensaio) sobre Daenerys assumindo seu lado dragão e queimando algumas cidades como Meereen, Yunkai, Volantis, etc...
Mas não acho que Griff terá um Dragão; existe um forshadow que indica que justamente deixar Daenerys e seus dragões de lado será a grande queda de Griff:
"Sorrindo, pegou seu dragão e voou com ele através do tabuleiro.
– Espero que Vossa Graça me perdoe. Seu rei está preso. Morte em quatro. O príncipe encarou o tabuleiro. – Meu dragão...
– ... está longe demais para salvá-lo. Você deveria tê-lo movido para o centro da batalha. – Mas você disse... – Eu menti. Não acredite em ninguém . E mantenha seu dragão por perto."
Tyrion, ADWD.
Ora, ora, ora, se não são as consequências de meus atos, não é mesmo? Quem diria que largar 3 dragões e confiar na pessoa que fala que não é confiável iria dar errado, não?
Acho que Daenerys não terá um confronto de dragões com Griff, eu imagino que Dany irá queimar Porto Real como na série? Mais ou menos... Como não quero me extender muito, recomendo Ler esse maravilhoso texto do Felipe Bini sobre o futuro trágico de Daenerys nos livros (e como ainda fará sentido e ainda vamos nos simpatizar com ela).
Dito isto, vamos para minha próxima aposta:
Daenerys Vs Jon?
Após os eventos da Longa noite e a queima de Porto Real, finalmente podemos ter um confronto final entre tia e sobrinho: caso Jon consiga um dragão (provavelmente Rhaegal) ele e Daenerys poderão se enfrentar nos céus acima das águas do Olho de Deus; num combate final entre Dragões.
Quem vencerá? Bem, seguindo a trama, acho bem possível que Jon ganhe; eu sei que isso pode ser irritante, dado o final da oitava temp, mas para mim é o resultado concreto (e um diferencial com as outras lutas, onde o tio vence o sobrinho) e seria a repetição final de Jon com os atos do Azor Ahai original (e cumprindo seu paralelo com Sor Jaime Lannister). Mas nada impede que eu esteja errado e Dany ganhe (a um grande custo, visto que isso mataria Rhaegal e ela mesma tenha se tornado o que combatia em Essos). Ou, como na batalha nas margens do olho de Deus: não importa quem matou quem no ar, pois ambos podem cair para morte inevitável.
E sim, eu estou bem com a morte de um ou ambos... Nem me importo mais mesmo...
Mas pode existir uma aposta diferente:
Daenerys VS Euron!?
Por essa ninguém esperava!!!
Bem, Euron caminha para ser um grande inimigo de Daenerys: ele almeja seus dragões, ele enganou Victarion para que ele levasse o berrante até ela, e parece ter conexões com a magia antiga; muito provavelmente Dany será um paralelo com a imperatriz ametista, usurpada pelo irmão do mal, o imperador da Pedra de Sangue (o cometa vermelho) que trouxe a longa Noite após cometer crimes crueis (quase todos os mesmos de Euron, como assassinar parentes, canibalismo, magia negra, etc...) e se casar com uma mulher tigre (talvez Cersei).
Para entender melhor, veja esse video sobre a teoria Sobre Euron e seu futuro antagonismo (ative as legendas). Nesse video vemos como Euron tem planos até para a Cidadela.
Muito provavelmente Euron roubará um dos dragões da Dany e os usará para seus beneficios e isso só pode querer dizer uma coisa: fud*u muito para Westeros.
De fato, Euron já quis reclamar Daenerys como esposa, e enviou seu irmão com um berrante (com um claro plano secreto que o tolo Victarion não percebeu), e até parece estar tentando seduzi-lá em seus sonhos:
"O sono veio com dificuldade, mesmo quando Daario veio, tão bêbado que mal conseguia parar em pé. Sob as cobertas, ela se jogava e se virava, sonhando que Hizdahr a estava beijando... mas seus lábios estavam azuis e feridos, e quando ele se enfiou dentro dela, sua masculinidade era fria como gelo."
Este pode ser Euron usando uma vela de Vidro para induzir visões em Daenerys... Ou só o GRRM botando um forshadow, para variar.
Talvez Euron realmente tome um pouco de Aemond para si: ele provavelmente usaria seu dragão para incendiar diversos locais, e tem um local que eu acho que seria seu próximo alvo após a Campina: As Terras Fluviais.
Como Harrenhal é uma fortaleza repleta de mistérios, mortes, magia, além de ser um castelo enorme e com uma ótima localização geografica, eu chuto que Euron o tomaria como sede. Isso faria os Homens de Ferro voltarem a época em que eles saqueavam o Tridente e governavam com punho de ferro e medo.
Se Euron realmente for trazer a longa noite, é capaz dele estar com o White Walkers, visto que eles devem alcançar até o tridente? Creio que sim, mas não dou garantias. Mas creio que os Outros realmente não devem ir mais ao sul após chegarem no tridente, mesmo que Euron não esteja com eles.
(Talvez, após a morte de Euron os personagens peguem Harrenhal para usar como base nas terras Fluviais durante a guerra, visto seu vasto tamanho, isso explicaria o porquê de Melisandre talvez ir para lá.)
Teria Euron uma Alys Rivers para si? Uma rainha bruxa em Harrenhal? Bom, talvez!
Bom, Euron já se envolveu com uma filha bastarda de um lorde, tal qual Aemond, chamada Falia Flowers. Ela parecia se divertir com Euron enquanto o mesmo saqueava o castelo do pai dela e o ajudou ter novas ideias de como humilhar suas irmãs:
"Lord Hewett, em pessoa, estava sentado no seu lugar habitual sobre o estrado, vestido com todos os seus enfeites heráldicos. Os braços e as pernas tinham sido atados à cadeira, e um enorme rabanete branco fora enfiado entre os seus dentes para que não pudesse falar… embora pudesse ver e ouvir. Olho de Corvo ocupara o lugar de honra à mão direita de sua senhoria. Tinha uma moça bonita e roliça de dezessete ou dezoito anos no colo, descalça e desgrenhada, com os braços em volta do seu pescoço.
— Quem é aquela? — Perguntou Victarion aos homens que o rodeavam.
— A bastarda de sua senhoria — disse Hotho com uma gargalhada. — Antes de Euron tomar o castelo, era obrigada a servir os outros à mesa e fazer as refeições com os criados.
Euron levou os lábios azuis ao pescoço da rapariga, e ela soltou um risinho e sussurrou-lhe qualquer coisa ao ouvido. Sorrindo, ele voltou a beijar-lhe a garganta. A pele branca da rapariga estava coberta de marcas vermelhas onde a boca dele estivera; formavam um colar rosado em volta do seu pescoço e ombros. Outro sussurro ao ouvido, e desta vez o Olho de Corvo riu alto, após o que bateu com a taça de vinho na mesa, pedindo silêncio.
— Boas senhoras! — Gritou para as suas criadas bem nascidas. —Falia está preocupada com os vossos belos vestidos. Não quer vê-los manchados de gordura, vinho e apalpadelas de dedos sujos, visto que lhe prometi que podia escolher a sua roupa entre os seus guarda-roupas depois do banquete. Portanto o melhor é que vocês tirem-nos."
-O Pirata, AFFC.
Isso lembra a mesma situação de Alys apôs Aemond tomar seu castelo: ele a tomou para si como um "troféu" e a fez sua amante durante sua estadia. Um tempo depois, o assassino de parentes, levado a fúria por causa da perda da Capital (culpa de sua própria estupidez) acabou por jogar sua ira na família de Alys, levando o fim da casa Strong. Apenas a própria Alys viveria para contar história.
"Aemond determinou que sor Simon deveria receber uma espada.
— Que os deuses decidam se você está falando a verdade — disse ele. — Se você for inocente, o Guerreiro lhe dará forças para me derrotar.
O consenso é que o duelo que se seguiu foi completamente unilateral; o príncipe aniquilou o velho e deu seu cadáver para Vhagar comer. E os netos de sor Simon tampouco viveram muito tempo. Um a um, cada homem e menino com sangue Strong nas veias foi capturado e executado, até a pilha com suas cabeças alcançar um metro de altura.
E assim a flor da Casa Strong, uma linhagem ancestral de nobres guerreiros que se diziam descender dos Primeiros Homens, chegou a um fim ignóbil no pátio de Harrenhal. Nenhum Strong legítimo foi poupado, e tampouco nenhum bastardo, exceto, curiosamente, Alys Rivers. Embora a ama de leite fosse duas vezes mais velha (três, se nos fiarmos em Cogumelo), o príncipe Aemond a levou para a cama como prêmio de guerra pouco depois de conquistar Harrenhal, aparentemente dando preferência a ela em vez de qualquer outra mulher do castelo, incluindo muitas criadas bonitas da mesma idade dele."
Isso quer dizer que Falia seria a "Alys Rivers do Euron"? Nop, não creio nisso. Acho que esse é só um paralelo a mais entre os dois, ela é mais uma "faceta" da Alys do que um paralelo total dela. Não só por não ser uma bruxa, mas por já ter sido descartada por Euron mesmo estando gravida, com ele mandado seus servos lhe arrancarem a língua e amarrarem-na na proa de seu navio.
Isso quer dizer que não teremos mais paralelos? Não necessariamente, ainda e existem opções para se candidatarem a ser a nova rainha bruxa.
Alys é geralmente comparada com Melisandre (e é um paralelo justo e talvez a mesma vá para Harrenhal e/ou até se una a Euron); porém, além de Cersei, uma outra teoria interessante seria ele se unir com Malora Hightower, a Donzela louca.
Essa é uma teoria pouco comentada e Malora é pouco conhecida; apenas que ela é a filha mais velha de lorde Leyton, mas ela pode acabar sendo a "Rainha Bruxa" de Euron, pois é dita como uma mulher mais velha e misteriosa e repleta de magia; tem até teorias de que o pai da mulher está morto, afinal ele não sai da torre há anos, e ela está reinando em seu lugar (como Alicent escondendo o corpo de Viserys).
"— Com certeza. Lorde Leyton se trancou no alto de sua torre com a donzela louca para consultar livros de feitiços. Pode ser que consiga levantar um exercito vindo das profundezas, ou não. Baleor está construindo barcos; Gunthor tomou o Porto; Garth está treinando novos recrutas, e Hunfrey viajou a Lys para contratar barcos mercenários. Se conseguir uma frota como a da puta da sua irmã, daremos aos homens de ferro um pouco do seu próprio remédio. Até lá o melhor que podemos fazer é defender a enseada e esperar que a raposa da rainha de porto real solte o cinto à Lorde Paxter."
Mas isso é complicado para acontecer, pois Euron está indo contra os Hightower (e em busca do livro que poderá ajudá-lo em relação aos dragões), não temos como saber se Malora se uniria a ele... Mas, caso isso aconteça, ela seria uma nova Rainha Bruxa ao lado de um caolho, ambos poderiam estar voando pelo tridente, queimando os inocentes logo abaixo. Ambos poderiam ser um grande problema para os outros personagens.
Se a teoria de Euron e Dany estiver certa, e envolver os Dragões, Daenerys terá seu ápice de "heroísmo" (no mais puro significado da palavra) na trama; pois o pavoroso Greyjoy é simplesmente a definição de Super-Vilão numa obra de George R. R. Martin.
Ou teremos dragão zumbi, vai saber ¯\_(ツ)_/¯
Bom, este foi um blog de teoria bem curtinho, espero quem ler goste e, se quiser comentar o que acha ou dar algum outro possível confronto, comente!





Comentários
Postar um comentário