TEORIA: Larys Strong Matou Helaena?
Eu andei pensando e bolei uma teoria.
Nos livros, após o suicidio de Helaena, rumores se espalham na capital de que ela, na verdade, teria sido morta por Rhaenyra. Essa é a gota d'água para o povo plebeu e eles estão prontos para se rebelar.
"Naquela noite, um levante sangrento tomou conta de Porto Real.
Os tumultos começaram nos becos e recantos da Baixada das Pulgas, de onde centenas de homens e mulheres saíram de tabernas, bodegas e casas de pasto furiosos, bêbados e assustados."
-Fogo & Sangue Vol I.
De acordo com Cogumelo, Larys Strong fez esses boatos surgirem:
"Poderíamos perguntar: de onde surgiu essa calúnia venenosa (pois decerto era calúnia)? O grande meistre Munkun a atribui ao Pastor, pois milhares o ouviram declamar contra o crime e a rainha. Mas teria ele inventado a mentira, ou estaria apenas reproduzindo palavras ouvidas de lábios alheios? Segundo Cogumelo, é a segunda opção. O anão afirma que uma difamação tão perniciosa assim só poderia ter sido obra de Larys Strong… pois o Pé-Torto nunca havia saído de Porto Real (como logo se revelaria); ele apenas recuara para as sombras, de onde continuou tecendo tramas e sussurros."
Cogumelo se mostra certo aqui, como diz o Meistre Gyldain. Larys nunca deixou a cidade ou mesmo o castelo. Ele (tal qual Varys) apenas se escondeu e teceu uma teia de boatos contra a rainha. É bem possível que sim, Cogumelo estava certo, e Larys espalhou rumores para uma (já muito odiada) rainha...
Mas pode ter mais do que isso? Poderia Larys ter ido além?
Eu não descarto a possibilidade que o próprio pé-torto mandou matar a rainha amada. Sua morte foi o golpe final em sua algoz. Mas não é impossível que Helaena tenha se matado; seu estado mental e emocional estavam quebrados e ela estava devastada pela morte do filho mais velho (e depois, da morte de Maelor).
Mas existe a possibilidade de que ela tenha sido morta. Pois até F&S não nega a possibilidade (por mais que dê como um suicídio sendo a mais plausível de acontecer, ainda existe o debate do por que a rainha se jogaria após tanto tempo).
"Após meio ano de cativeiro, por que a rainha de Aegon decidiria dar fim à própria vida naquela noite? Cogumelo afirma que Helaena estava grávida após dias e noites sendo vendida como uma prostituta comum, mas essa explicação merece tanto crédito quanto a história das Rainhas de Bordel, ou seja, nenhum. O grande meistre Munkun acredita que o horror de ver a morte de sor Thoron e sor Denys a tenha levado a cometer o ato, mas, se a jovem rainha conhecia os dois, seria apenas na condição de carcereiros, e não há qualquer indicativo de que ela tenha presenciado o enforcamento. O septão Eustace sugere que a senhora Mysaria, o Verme Branco, escolhera essa noite para contar a Helaena a morte violenta do filho Maelor, embora seja difícil conceber por que ela faria isso, se não por simples malevolência."
Claro, não é impossível que Helaena apenas tenha sucumbido a suas dores e dado um fim nelas naquele momento (ou que algumas das versões escolhidas esteja certa), tal qual Ophelia em Hamlet; mas nada impede que uma outra opção exista e ela simplesmente não tenha sido indicada/pensada/conhecida por nenhuma das partes: Larys Strong.
Uma coisa importante a se dizer, é que no mesmo dia que a amada rainha se jogou, os boatos foram espalhados:
"Os meistres podem debater a respeito da verdade dessas hipóteses… mas, naquela noite fatídica, uma história mais sinistra se espalhou pelas ruas e vielas de Porto Real, em estalagens e bordéis e casas de pasto, e até em septos abençoados. A rainha Helaena havia sido assassinada, diziam os rumores, tal qual seus filhos antes dela. O príncipe Daeron e seus dragões logo chegariam aos portões, e com eles viria o fim do reinado de Rhaenyra. A rainha velha não admitia que a jovem meia-irmã vivesse para se deleitar com sua queda, então mandara sor Luthor Largent agarrar Helaena com suas mãos enormes e brutas e jogá-la pela janela até as estacas abaixo."
O Meistre Gyldayn não nega que é possível que Helaena tenha sido morta; mas descarta que tenha que tenha sido Rhaenyra (e, por falta de possíveis culpados, tanto ele quanto os leitores descartam a possibilidade de homicidio).
"É possível que Helaena tenha sido assassinada? Talvez… mas parece pouco provável que a rainha Rhaenyra fosse a responsável. Helaena Targaryen era uma criatura arrasada que não representava ameaça alguma a Sua Graça. E nossas fontes tampouco relatam qualquer inimizade especial entre as duas. Se Rhaenyra quisesse cometer um assassinato, não teria feito mais sentido que fosse a rainha-viúva Alicent a vítima arremessada às estacas? Ademais, na ocasião da morte da rainha Helaena, temos uma abundância de provas de que sor Luthor Largent, o suposto homicida, estava comendo com trezentos mantos dourados na caserna junto ao Portão dos Deuses."
Não é impossível que realmente Helaena tenha sido morta; por mais que Fire and Blood não tenha essa versão. GRRM escreveu um livro de registros, sem nenhum pov, para conhecermos os reis Targaryen... Mas também temos uma história limitada (algumas por simples "disse ou não disse").
Esse texto em inglês (que foi feito antes de Fire and Blood lançar por completo e, é claro, antes da série) analisa como verdes e Larys podem ter começado o incêndio de Harrenhal e/ou matado Laenor Velaryon. Não existe um trecho os acusando, mas existem meios e motivos que deixam essa possibilidade que passou desapercebida sendo extremamente plausível.
Se quiser a tradução feita por mim: Clique aqui!
Na verdade, este seria um paralelo interessante entre Larys e Varys (entre tantos outros).
Ambos estavam foragidos e ninguém sabia onde eles estariam, mas na realidade, ambos nunca haviam sequer deixado a fortaleza vermelha, onde maquinaram para a queda de sua inimigos.
Varys matou Kevan para causar a discórdia e incriminar Cersei (e fazer a mesma duvidar de seus lacaios); e é possível que talvez a verdade nunca seja descoberta por ninguém.
Além de Kevan, eu tenho a teoria de que Varys Matará Margaery, nos próximos livros, fazendo ela um paralelo com Helaena.
Inclusive, é importante lembrar que a própria filha de Helaena, alguns anos depois, é morta da mesma forma que a sua mãe:
"Mas isso tudo não foi nada em comparação à tragédia que se abateu sobre a corte e o rei. No vigésimo segundo dia da nona lua de 133 DC , Jaehaera da Casa Targaryen, Rainha dos Sete Reinos e a última filha sobrevivente do rei Aegon II , faleceu aos dez anos. A pequena rainha morreu da mesma forma que a mãe, depois de se jogar por uma janela na Fortaleza de Maegor nas estacas de ferro que ocupavam o fosso seco abaixo. Empalada no seio e na barriga, ela se contorceu de dor por meia hora antes de poder ser solta, quando partiu desta vida na mesma hora."
Tal qual Helaena, boatos surgiram de que ela foi morta; e, diferente de sua mãe, nesse caso, podemos ter certeza que ela muito provavelmente foi morta.
Porém, por mais que muitas suspeitas existissem (culpando a mão do rei, Uwin Peake), não existiam provas para culpar ninguém; apenas motivos (muito válidos) e especulações. Isso mostra que tal qual a filha, Helaena talvez também tenha sido jogada (e dado o seu estado quebrado, ela dificilmente poderia tentar revidar) pela janela.
Porém, voltando para a morte da Helaena nos livros, não acho que teremos essa resposta nos livros. :(
MAAAAAAAAS... Eu acho que, dependendo de como a série vai seguir seu rumo, é bem possível que eles adaptem essa parte. Espero que sim! Seria uma reviravolta interessante!




Comentários
Postar um comentário